sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Sola Gratia

Hoje acordei num daqueles dias,em que fico irritado comigo mesmo,me perguntam:o que há com voce hoje?tá mau humorado por que?o crente nao pode andar de cara amarrada... e por ai vai.
o fato é que nem sempre sou assim!mas fico irritado quando me dou conta da minha total falta de habilidade pra lidar com o pecado,resistir a tentaçao e coisas assim ás vezes pareçe-me que estou perdendo a batalha na luta pela minha santificaçao pessoal,e me sinto um lixo quando ouço aquelas mensagens de vitória total e absoluta(aconteçe com vc tambem?),sabe aquelas mensagens que só falam em vitória que podem ser vista com os olhos?e que quando nao acontecem com voce...sabe como é?coloquei o titulo"sola gratia"propositalmente. se voce nao conhece o termo é uma palavra em latim que significa mais ou menos:"somente a graça".
Esse é precisamante o termo:"somente a graça",e o que é graça?favor nao merecido."Pela graça sois salvos, por meio da fé - isto não vem de vós, é Dom de Deus - não de obras, para que ninguém se glorie" (Ef. 2:8-9).esse texto da biblia sagrada mostra de maneira clara ,que Deus por intermédio e obra do Espirito santo me dá de bom grado a salvaçao,nao que eu mereça mas por que ele é gracioso!Lutero refletia a respeito da trágica condição do homem caído e a descrevia desta maneira: "Eu creio que não posso por minha própria razão ou força, acreditar em Jesus Cristo meu Senhor, ou buscá-lo; mas o Espírito santo me chamou através do Evangelho, me iluminou pelos Seus dons, e me santificou e preservou na verdadeira fé; da mesma maneira Ele chama, reúne, ilumina e santifica toda a Igreja cristã da terra, e preserva a sua união com Jesus Cristo na verdadeira fé ..."a nossa caminhada na terra é assim mesmo!cheia de percalços principalmente no que diz respeito a mim mesmo.alguem já disse que o nosso maior campo de batalha é a nossa mente,veja por exemplo o que diz Tiago:Tiago 1:14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. tá tudo na minha mente!precisamos ser realistas e inteligentes na nossa luta por santificaçao.
Em seu livro "a arte da guerra" Sun Tzu(544 a.c.) disse:"aquele que conheçe o inimigo e a si mesmo,ainda que enfrente cem batalhas,jamais correrá perigo." que liçao para nós.como foi dito antes:nao sou salvo por ser bonzinho,sou salvo porque Deus me deu de presente a salvaçao!e tudo pela graça,atravez da qual nós somos chamados,salvos,justificados e habilitados para viver bem o nosso relacionamento com Deus Pai.
O verdadeiro crente tira a sua doutrina da salvação diretamente da Bíblia e assim declara que a salvação é um presente de Deus, espontâneo, imerecido, dado a pessoas indignas, "... a graça de Deus se manifestou salvadora ..." (Tito 2:11), e assim,declara sola gratia ao mundo inteiro. O que o homem não pode fazer por si mesmo, Deus já fez por ele através da sua graça em Cristo Jesus. Se a Igreja do século vinte está negligenciando declarar o Evangelho, é chegada a hora de um novo protesto!devemos insistir que a questão da salvação seja resolvida nas Escrituras, que proclamam que é um presente, não uma recompensa por qualquer esforço humano.(leia:Gl 1.15,Ef 2.8,Rm 3.24,1Co 15.10).
Soli Deo Gloria

Nenhum comentário: